Biblioteca Municipal Trindade Coelho

A Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) é, indubitavelmente, um dos mais importantes equipamentos culturais que o Município de Mogadouro coloca ao dispor de todos os Munícipes e, neste sentido, pretende constituir-se como um equipamento à escala do seu tempo. Toda a sua organização está pensada numa lógica contemporânea de Biblioteca Pública, pretendendo responder às necessidades de uma comunidade exigente e às especificidades de uma Sociedade em constante mudança e, nesta lógica, a oferta de informação ultrapassa o documento impresso, apoiando-se em todos os suportes de informação existentes e na Internet.

A Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), foi inaugurada no dia 10 de Setembro de 2009 e o seu edifício, de traça contemporânea, foi projectado pelo arquitecto Victor Mogadouro.

O nome da nova “casa dos livros” de Mogadouro homenageia o escritor José Francisco Trindade Coelho (1861-1908), natural do concelho, e alberga o espólio do mesmo. O referido espólio é constituído por manuscritos, livros, revistas, jornais e recortes, fotografias, objectos de decoração, mobiliário e diversas peças de uso pessoal.

Distribuída por diversos Espaços e Zonas (Secção Infanto-Juvenil; Secção de Adultos; Consulta Local; Leitura e Exposição de Periódicos; Zona de Exposições; Sala Polivalente; Cafetaria) que convidam à descoberta, a colecção e os recursos de informação desta Biblioteca foram seleccionados com o intuito de proporcionar, aos seus Utilizadores/Leitores, uma viagem pela informação e pelo conhecimento que satisfaça e incentive as suas necessidades ao nível da educação, formal ou informal, conhecimento e lazer.

Actualmente, a Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) oferece aos seus Utilizadores/Leitores um conjunto diversificado de Serviços, nomeadamente o Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE); o Serviço de Empréstimo Domiciliário; Leitura Presencial; Serviço de Referência; Serviços TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação e Serviço de Sugestões e Reclamações.

A Biblioteca como “organismo vivo”, como espaço de lazer, de cultura e para a cultura, oferece, também, o Serviço de Extensão Cultural, através do qual promove, para os seus diferentes públicos, actividades culturais de diferentes tipologias. Neste sentido, realizam-se, na Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) diversas actividades: Horas do Conto, Horas do DVD, Ateliês de Expressão Plástica, Visitas Guiadas, Exposições e Mostras Bibliográficas, entre outras actividades.

Pretende-se, então, criar uma Biblioteca do e para o séc. XXI, activa na sua comunidade e pró-activa no desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais desenvolvida, exigente, consciente, interessada e, acima de tudo, informada.

Morada:

Biblioteca Municipal Trindade Coelho
Rua dos Bombeiros voluntários
5200-264 Mogadouro

Telefone: 279 340 700

Email: bmtc@mogadouro.pt