União de Freguesias de Mogadouro

União das Freguesias de Mogadouro

A freguesia de Mogadouro, a maior do concelho, passará a englobar, por agregação, as actuais freguesias de Valverde, Vilar do Rei e Vale de Porco, Figueira e Zava tendo como limites territoriais o somatório das áreas das referidas freguesias.

A freguesia de Mogadouro continuará a ser a única de cariz urbano em todo o concelho, dando lugar a um agregado com cerca de 3.912 habitantes.

Mogadouro situado no Nordeste Transmontano é terra de grandes tradições e berço de ilustre gente que muito deu ao país.Diz-se que o nome de Mogadouro tem origem árabe. No tempo da Reconquista Cristã, Mogadouro foi também lugar de defesa nas lutas entre cristãos e muçulmanos. A posição de Mogadouro é mais clara na alvorada da nacionalidade e teve concerteza uma acção preponderante na consolidação do Condado Portucalense.

Possui Mogadouro um castelo cuja construção deve ser da década 1165-1175.
O Rei D. Afonso III deu foral a Mogadouro no ano de 1272 e 1273.

A nobre Família dos Távoras teve uma grande influência no desenvolvimento cultural e económico da vila, pois sendo seus senhores tudo fizeram nesse sentido. Proscritos do reino, confiscados seus bens e depurados nas pessoas, os Távoras desapareceram para sempre e, Mogadouro ficou privado do desenvolvimento económico e cultural. Por aqui passaram Celtas, Visigodos e Romanos. Foi poiso dos Templários e guarda importantes vestígios históricos.